Blog

Como os sistemas de informação evoluíram com o tempo

Os sistemas de informação que temos hoje com certeza não são os mesmos da época em que seus pais eram jovens.

A medida que ia crescendo, você mesmo viu que os sistemas de informação evoluíram muito no decorrer do tempo. Se você tem 18 anos, sabe que em anos atrás você só podia usar a internet pelo computador.

Mas antes dos computadores? Como eram os sistemas de informação antes da era internet? É isso que este artigo quer mostrar para você.

Era rádio

Radio_ZRK_Eroica_cropped_background

Você já deve saber que antes a única forma de saber algumas notícias era pelo rádio. De modo que se você não tivesse um, você poderia ficar até mesmo sem saber um problema na sua cidade.

Além disso, os rádios também eram a única forma de fazer anúncios e divulgação. Se você queria divulgar algo referente a uma loja ou uma empresa, a única alternativa era conseguir uma forma de anunciar na rádio. E isso era muito difícil.

Era televisão

Mas e se ao invés de escutar apenas o som você também pudesse ver imagens? Em 1923 isso se tornou possível com a chegada da TV.

Com a TV você podia mais do que apenas escutar as notícias, você também podia ver imagens referentes a mesma. E isso ajudava a saber melhor a gravidade da situação.

Mais do que isso, você também tinha acesso a diversão com programas de humor e para descontrair. Com o tempo, até as crianças ganharam lugar através dos desenhos animados.

E a imagem? De preto e branco a colorido e de colorido a alta resolução. Sem dúvidas, a televisão foi um dos sistemas de informação que mais progrediu ao longo do tempo.

Era computador e internet

E se no lugar de apenas ver as notícias principais pela TV, você pudesse ver apenas as notícias que lhe interessa? A internet tornou isso possível.

Além disso, a internet também chegou para ajudar os alunos a fazer trabalhos importantes para a escola. Algo que só era possível com livros que você tinha que ler quase todo.

A internet também melhorou os meios de comunicação. Se você tem um parente em outro país, você pode se comunicar com ele mesmo à distância. Por carta? Não. Por e-mail ou uma conversa em tempo real por uma rede social. Quer mais que isso?

Os computadores fornecem notícias e informação de qualquer coisa que queira saber. Essa é uma das melhores formas de se manter informado.

Era smartphone

Se antes era bom, imagine agora.

Com a chegada dos smartphones, você pode se manter informado pelo seu próprio celular sem precisar de um computador. Além disso, você também pode mandar e receber qualquer notícia através de uma notificação na tela do seu celular.

Com isso, você pode receber essa notícia de onde estiver, seja trabalho, escola, em casa ou na rua. O seu celular já está te falando tudo, até o clima.

E é claro, você também tem acesso as suas redes sociais e pode falar com quem quiser e de onde estiver.

E você ainda tem mais facilidade para divulgar qualquer trabalho que tenha. Sem dúvidas, uma grande evolução.

A grande evolução continua

mac-freelancer-macintosh-macbook-40185

Como fazer um treinamento de bibliotecários de forma segura?

 EditatonBibliotecario4

Se você tem a biblioteca como sua segunda casa, talvez tenha pensado em fazer um treinamento de bibliotecários. E não é de se admirar, já que antes da internet, nossa maior fonte de ajuda em os livros.

Mas para seguir essa profissão, você não pode simplesmente dizer que quer fazer isso. Você tem que fazer um treinamento, que seria um curso de biblioteconomia.

Então, como você pode fazer para conseguir esse treinamento de forma segura? Este artigo separa algumas dicas que podem te ajudar nesse respeito. Preparado? Vamos ver.

Pesquisas

girl_library_books_reading_education_public_shelves_development-845328

A primeira coisa a se fazer é procurar saber onde você pode conseguir este treinamento. Não é em qualquer esquina que você vai encontra-lo, já que não tem muitas pessoas interessadas no mesmo.

Além disso, você deve saber se existe um lugar em que você possa fazer este curso não tão longe de casa. Do contrário, você terá que se mudar para outra cidade ou até estado.

Não esqueça também de procurar saber até quanto pode custar este curso. Não pague um preço que achar que não vale o curso.

Alguns lugares oferecem preços abusivos por cursos que não valem o que cobram. Não deixe que façam isso com você. Pesquise quanto custa em média esse treinamento.

Como saber se o curso vale a pena

A melhor forma de saber se o curso realmente vale a pena é falando com alguém que já o fez ou ainda faz. Procure entrar em contato com alguém que tenha sido beneficiado pelo treinamento de bibliotecários.

Ao fazer isso, pergunte a pessoa como ela foi beneficiada e como o curso a ajudou. Isso é essencial para que você não pague por um curso que não irá tirar proveito.

Pesquise também sobre o histórico da instituição que oferece o curso. Tome cuidado para não achar que é bom simplesmente por oferecer o curso.

Pergunte aos coordenadores do curso quais os materiais que serão usados nas aulas e quanto vai custar cada. Se possível, dê uma olhada nos materiais antes de confirmar sua inscrição no treinamento de bibliotecários.

Você com certeza quer pagar pelo melhor que pode receber. Portanto, preste atenção nos mínimos detalhes a respeito do treinamento.

Qual o setor que deseja atuar

Você talvez já saiba que a biblioteconomia se divide em pelo menos 3 ramos diferentes. Então este é outro detalhe o qual você deve se infirmar antes de se inscrever num curso.

Faça o possível para avaliar se o treinamento para bibliotecários lhe será útil no setor em que deseja atuar.

Veja um pouco da diferença entre alguns setores da biblioteconomia:

  • Setor público: Os bibliotecários são responsáveis pelo atendimento ao cliente, organizam coleções, entram em contato com com outras bibliotecas, e auxiliam os programas públicos.
  • Setor escolar: Os bibliotecários desse setor devem ensinar as crianças a pesquisar, estimular o interesse pela leitura e gerenciar a biblioteca.
  • Setor acadêmico: Os bibliotecários da área acadêmica devem focar em classificar os livros para as diversas áreas. Eles também devem trabalhar em sessões de referência, catalogar novos materiais, ajudar os alunos com projetos de pesquisa, e arquivar e manter coleções atualizadas. Em muitos casos, é necessário um diploma em Biblioteconomia.

Conclusão

reading_library-1347555

Se você realmente quer ingressar nessa profissão, vai precisar trabalhar um pouco para fazer um treinamento de bibliotecários.

Mas pense sempre no melhor para você. Seja sempre exigente em relação ao curso que escolher. Lembre-se de que esse treinamento pode definir sua carreira profissional.

Portanto, encontre o melhor curso para você e desfrute de tudo o que ele pode oferecer. Tire bom proveito de seu treinamento de bibliotecários.