Como fazer um treinamento de bibliotecários de forma segura?

 EditatonBibliotecario4

Se você tem a biblioteca como sua segunda casa, talvez tenha pensado em fazer um treinamento de bibliotecários. E não é de se admirar, já que antes da internet, nossa maior fonte de ajuda em os livros.

Mas para seguir essa profissão, você não pode simplesmente dizer que quer fazer isso. Você tem que fazer um treinamento, que seria um curso de biblioteconomia.

Então, como você pode fazer para conseguir esse treinamento de forma segura? Este artigo separa algumas dicas que podem te ajudar nesse respeito. Preparado? Vamos ver.

Pesquisas

girl_library_books_reading_education_public_shelves_development-845328

A primeira coisa a se fazer é procurar saber onde você pode conseguir este treinamento. Não é em qualquer esquina que você vai encontra-lo, já que não tem muitas pessoas interessadas no mesmo.

Além disso, você deve saber se existe um lugar em que você possa fazer este curso não tão longe de casa. Do contrário, você terá que se mudar para outra cidade ou até estado.

Não esqueça também de procurar saber até quanto pode custar este curso. Não pague um preço que achar que não vale o curso.

Alguns lugares oferecem preços abusivos por cursos que não valem o que cobram. Não deixe que façam isso com você. Pesquise quanto custa em média esse treinamento.

Como saber se o curso vale a pena

A melhor forma de saber se o curso realmente vale a pena é falando com alguém que já o fez ou ainda faz. Procure entrar em contato com alguém que tenha sido beneficiado pelo treinamento de bibliotecários.

Ao fazer isso, pergunte a pessoa como ela foi beneficiada e como o curso a ajudou. Isso é essencial para que você não pague por um curso que não irá tirar proveito.

Pesquise também sobre o histórico da instituição que oferece o curso. Tome cuidado para não achar que é bom simplesmente por oferecer o curso.

Pergunte aos coordenadores do curso quais os materiais que serão usados nas aulas e quanto vai custar cada. Se possível, dê uma olhada nos materiais antes de confirmar sua inscrição no treinamento de bibliotecários.

Você com certeza quer pagar pelo melhor que pode receber. Portanto, preste atenção nos mínimos detalhes a respeito do treinamento.

Qual o setor que deseja atuar

Você talvez já saiba que a biblioteconomia se divide em pelo menos 3 ramos diferentes. Então este é outro detalhe o qual você deve se infirmar antes de se inscrever num curso.

Faça o possível para avaliar se o treinamento para bibliotecários lhe será útil no setor em que deseja atuar.

Veja um pouco da diferença entre alguns setores da biblioteconomia:

  • Setor público: Os bibliotecários são responsáveis pelo atendimento ao cliente, organizam coleções, entram em contato com com outras bibliotecas, e auxiliam os programas públicos.
  • Setor escolar: Os bibliotecários desse setor devem ensinar as crianças a pesquisar, estimular o interesse pela leitura e gerenciar a biblioteca.
  • Setor acadêmico: Os bibliotecários da área acadêmica devem focar em classificar os livros para as diversas áreas. Eles também devem trabalhar em sessões de referência, catalogar novos materiais, ajudar os alunos com projetos de pesquisa, e arquivar e manter coleções atualizadas. Em muitos casos, é necessário um diploma em Biblioteconomia.

Conclusão

reading_library-1347555

Se você realmente quer ingressar nessa profissão, vai precisar trabalhar um pouco para fazer um treinamento de bibliotecários.

Mas pense sempre no melhor para você. Seja sempre exigente em relação ao curso que escolher. Lembre-se de que esse treinamento pode definir sua carreira profissional.

Portanto, encontre o melhor curso para você e desfrute de tudo o que ele pode oferecer. Tire bom proveito de seu treinamento de bibliotecários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>